O Natal é uma das épocas do ano em que mais dinheiro se gasta e, se por um lado se vive uma época de família, amor e paz, por outro, essa pode facilmente tornar-se numa época de stress, simplesmente devido à quantidade (muitas vezes excessiva) de dinheiro que se gasta.
Para poupar dinheiro nesta quadra, comece por criar um orçamento de Natal.
Depois de criado tem de o seguir à risca e, embora isso nem sempre
seja fácil, é crucial se quer evitar dívidas desnecessárias e até poupar algum dinheiro nesta quadra. Algumas dicas para ajudar a cumprir o orçamento de Natal à risca incluem:
•Nunca faça as compras de Natal sem levar consigo a lista/orçamento previamente elaborado.
•Se possível, leve o dinheiro contado: já sabe quanto é que vai gastar por pessoa, por isso,este gesto permite cumprir o orçamento de Natal que elaborou, evitar os cartões de crédito e compras desnecessárias.
•Evite fazer compras nas horas/dias de maior confusão, pois, estes ambientes são propícios a compras impulsivas e/ou desnecessárias. Quanto mais cedo começar, melhor.
•Tente fazer as compras de Natal todas no mesmo dia ou pelo menos concentrá-las em grandes blocos, evitando assim despesas extras de combustível, estacionamento…
•Se fizer compras online, evite o cartão de crédito ao máximo, optando antes pelo pagamento via Multibanco, PayPal ou transferência bancária. Para além disso, tente agrupar o máximo de produtos para evitar despesas de envio múltiplas.
•Registe todas as despesas efetuadas e siga atentamente o orçamento de Natal para não o ultrapassar.
Quando terminar as compras natalícias, guarde o orçamento para poder rever, melhorar ou repeti-lo para o ano que vem. Boas poupanças!
Ouça aqui:
Sem comentários:
Enviar um comentário